segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Nomes estranhos - Capítulo II

Quando o tempo nos atraiçoou durante as férias, algures no caminho entre Paderne e Alte passámos por inúmeras terrinhas com nomes estranhos, que não consegui decorar todos. A que mais gostei foi Lentiscais, pela originalidade do nome. Mas quem não é original é o tuga, porque após a pesquisa da praxe no Google, descobri pelo menos 3 Lentiscais: no concelho de Albufeira (que ficámos a conhecer), no concelho de Sines e ainda… no concelho de Castelo Branco.
Esta cena dos nomes estranhos tem a sua piada, a parte má é que pouco ou nada se encontra sobre estas terriolas. Sobre Lentiscais apenas descobri que há mais duas e que tem uma Sociedade Agrícola e Imobiliária, Lda, que deve ser a feliz proprietária da retro-escavadora que vimos estacionada à beira da estrada.

3 comentários:

Pedro Morais disse...

loooooooooooooooooooooool Gostei da cena da retro! llllllllloollll

Anónimo disse...

Lentiscais, em Castelo Branco, deve o seu nome a uma planta que cresce em abundância pelos seus campos, designada de Lentisco.
Pensa-se que a aldeia existia já na primeira metade do séc.XVIII (1745...) e os seus primeiros habitantes tinham alguma "cumplicidade" com gentes vindas de Espanha e França que lutavam pelos ideais da Revolução Francesa...

Zana disse...

Brigada pela história do nome :)))