domingo, 26 de agosto de 2007

Passeio a Sul

Cristo Rei
O passeio de hoje levou-nos (a mim e à Nanda) até ao deserto, mas devido à nossa falta de experiência em camelos e afins, não passámos do Cristo Rei (o nome oficial é “Santuàrio de Cristo Rei”). A subida só é aconselhável a quem não tem vertigens, porque os 109 metros de altura fazem do monumento, uma das mais altas construções em Portugal.
Para mim, é o sítio com a mais bonita vista sobre Lisboa. Vê-se a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Palácio da Ajuda, o Castelo de S.Jorge, o Aqueduto das Águas Livres, o Terreiro do Paço, Monsanto (daqui dá para perceber a dimensão do Parque), a Ponte Vasco da Gama e muito mais.
A ideia de construir o Cristo-Rei surgiu em 1934 quando o cardeal patriarca de Lisboa viu o Cristo Redentor, mas só em 1937 é que todos os bispos portugueses “aprovaram” a construção do monumento. A 20 de Abril de 1940 os Bispos fazem um voto em Fátima: “Se Portugal fosse poupado da Guerra, erguer-se-ía sobre Lisboa um Monumento ao Sagrado Coração de Jesus”. Logo após este voto, começou a campanha de angriação de fundos para a construção (campanha que se intensificou após a II Guerra Mundial), que se iniciou a 18 de Dezembro de 1949. Dez anos depois, a 17 de Maio, é finalmente inaugurado o monumento, cuja imagem é da autoria de Mestre Francisco Franco.
Ponte 25 de Abril e Cristo Rei

Após curtirmos as vistas e termos gozado com os turistas, decidimos atravessar o rio de barco, não que tivesse trânsito na ponte, foi mesmo só porque nos apeteceu. Após mais de 40 minutos à espera em Cacilhas, lá embarcàmos rumo a Lisboa. Este passeio foi uma agradável surpresa, é que pensávamos que ìamos sair ao Cais do Sodré, mas afinal saímos em Belém. A Transtejo tem uns barcos de turismo, que ainda não experimentámos, mas fazemos tenções de o fazer (tens que vir a Lisboa Primo, senão os passeios acabam).



2 comentários:

Nanda disse...

Adore adorei, foi uma tarde (no meio dos meus azares) excelente, obrigada Zana pela tarde agradável.
bjos

Anónimo disse...

graças a deus ..ke não.. fui. A ultima vez ke fui a umas das 7 maravilhas do mundo o cristo rei, (ke teimao a chamar de redentor)ia morrendo!