terça-feira, 28 de agosto de 2007

Loiça das Caldas

É da tradição por quem passa pelas Caldas da Rainha, além de apreciar as famosas cavacas, doce tradicional, leva consigo uma lembrança marota, a loiça “depravada” das Caldas da Rainha.
A origem de tal invulgar loiça das Caldas encontra-se envolta num enorme mistério. Tá visto que ninguém nunca deu o corpo ao manifesto e se chibou com a verdadeira história, no entanto existem três possíveis explicações para tal tradição:

Explicação 1 - O rei D. Carlos, ao desejar oferecer algo de original a uns convidados espanhóis teve a ideia de encomendar uma peça em forma de falo. Desde então esta forma de loiça continuou a ser fabricada sendo hoje património caldense.

Explicação 2 - Durante uma crise na fábrica de cerâmica Bordalo Pinheiro os empregados ficaram sem material para trabalhar. Foi então que um empregado mais malandro, moldou uma peça em forma de falo e a partir desse momento este formato de loiça ficou associado à cerâmica local.

Explicação 3 - Manuel Mafra ( ceramista da casa Real) pretendeu oferecer algo invulgar ao rei D. Carlos I ( conhecido como sendo atrevido e bon vivant). A partir desse momento desenvolveu-se este tipo de loiça.

Existem variadissimas formas e feitios desta loiça, tais como as canecas, garrafas em forma de falo, os famosos jogadores da bola e o não mais famoso, o “Frade do cordelinho”. (agradeço que não gozem com a minha pessoa......já tou avisar)

Mas no meio de tudo o que li, e procurei, sempre que se fala desta loiça, é utilizado sempre o nome de falo, o que pode tomar tantos e diversos nomes, como gaita, coiso, verga, pénis, pila, etc.
E ainda tenho para vos dizer que esta tradição não é só exclusiva de Portugal, nem das Caldas, também existe no Japão, no Pais Basco e na Croácia. E esta hein!

4 comentários:

Zana disse...

Isto é suposto ser um blog sério (palavras tuas)... ;)

Nanda disse...

Isto é artesanato Português, e estou a promover o nosso país.
Não tenho a culpa de os Portugueses gostarem de malandrices.....eu sou mto séria.

Anónimo disse...

oh nanda! pk só tens o cordelinho uma semana por mès? se eu puxar o ke sai?

PS: voto na primeira hipotese.. fazer um cara.... para os f...r todos.

Anónimo disse...

"Sabem o que dizem os funcionários das cerâmicas caldenses, que fabricam estas preciosidades da "minha terra"(emprestada:), quando saem do trabalho às 5 da tarde?"



R:"Não faço nem mais um caralho!" (desculpem mas tive que dizer a resposta na integra! - susy)