segunda-feira, 20 de agosto de 2007

A melhor invenção desde a roda (*)


Uma das melhores formas de se conhecer uma cidade, é utilizar os autocarros turísticos. Invenção extremamente útil, visto que pára à porta dos pontos mais importantes da cidade. Para além disto, não nos preocupamos com estacionamento, nem com o trânsito (tá lá o motorista para isso, ele que se chateie), aliás, nessas ocasiões o trânsito até é bom, dá para observarmos melhor as vistas.
Há aquelas cidades espertas que têm bilhetes que duram 24 horas e deixam a malta andar a saltitar dentro e fora do bus (o chamado “hop-on, hop-off”) nas diferentes rotas existentes, para visitarmos o que queremos, durante o tempo que quisermos, visto que de 15 em 15 minutos passa um autocarro.
Já por várias vezes fui pesquisar este serviço em Lisboa, porque o primo fala em fazermos essa voltinha turística há que tempos, mas esbarro sempre nos mesmos problemas, não dá para mudarmos de rota e, por isso, o passeio fica muito mais caro. E pelo que vejo no site da Carris, os autocarros não abundam.
Preferimos sempre estes buses a andar de metro, porque vamos vendo a cidade (do metro a vista não é tão boa). Têm uma desvantagem, como a parte de cima é aberta rapa-se um frio desgramado e em Londres até ficámos (eu e o primo) sozinhos no andar de cima porque começou a chover e piraram-se todos para o R/C. Mas nós preferimos apanhar chuva a não conseguir ver a cidade.


Os de Londres ainda têm a vantagem de dar acesso às entradas expresso em diversos locais, que costumam ter filas gigantescas, como o Museu da Madame Tussauds e London Dungeon. Só nos faltou fazer o “cruzeiro” no Tamisa, que era oferta.
Em Barcelona, a grande atracção do próprio autocarro era o anúncio da paragem: “Párada Extop” (“parada stop”). Ao ler não se percebe bem a piada da coisa, mas ouvir é de ir às lágrimas.

Deixo-vos os links dos buses que usámos e recomendamos:
Bus Turistic de Barcelona
London Sightseeing Tour
Em Londres tb há este The Big Bus Company que não chegámos a usar e o de Lisboa, operado pela Carris.


(*) Frase dizida por Nuno Markl, nos tempos do "Homem que mordeu o cão".

6 comentários:

Anónimo disse...

"Em Barcelona, a grande atracão "
lolol.. eu bem gostava de ser atracado em Barcelona... mas ninguem o fez com muita pena minha! lolol

Na lingua zananês atracão, é igual a Atracção.

Uma questão de um C

Zana disse...

Prontos, já tá corrigido :P

Nanda disse...

lol,....
Bem que tentaram te atracar, mas fizeste de esquisito,....cala-te boca.

Nanda disse...

Minha cara colega blogueira, gostei e é uma excelente ideia, para os nossos milhares de visitantes......bjos

Zana disse...

Eu sou testemunha das inúmeras tentativas de atracanso à tua pessoa... Não te podes queixar!!

Anónimo disse...

ok ...calei-me! Invejosas