quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Pão de ló de Alfeizerão


O famoso pão de ló, o melhor de Portugal, e por consequência do mundo, fabricado artesanalmente é pertença lá para os lados de Alfeizerão há mais de cinco gerações.

O pão de ló original tal como é tradicionalmente feito na zona centro-oeste de Portugal foi inventado pelas religiosas de Alcobaça. O famoso pão de ló até chegou ao Japão no séc. XVI pela mão dos Jesuítas onde ainda hoje é o doce favorito dos Japoneses. Lá, chamam-lhe kasutera ou kastera, deformação do nome original do bolo: Castella .

Quando a ordem de Cister desapareceu, as freiras passaram a preciosa receita para uma família de Alfeizerão. Os primeiros pães de ló confeccionados fora dos conventos atingiram fama nacional quando a D. Amália Grilo os começou a vender para fora há mais de cem anos, por encomenda de famílias afidalgadas da região. É no Café Ferreira de Alfeizerão que se saboreia no entanto o genuíno pão de ló, confeccionado por descendentes directos da D. Amália Grilo. Podemos lá provar uma fatia do célebre bolo com um café ou levar um inteiro para casa, em tamanho pequeno, médio ou grande.

Não existem palavras para descrever o pão de ló de Alfeizerão: mais fofo, simples e saboroso não existe. Uma nuvem! E depois, há aquela surpresa de descobrir um coração cremoso e amarelinho no interior. Como se o doce tivesse sido confeccionado pelos próprios anjos... Simplesmente divinal!

Ora como eu me quero tornar numa “anja”, só tenho que me meter a caminho e ir degustar este famoso Pão de Ló, que só de escrever e ler em busca desta informação, fiquei de àgua na boca……..

5 comentários:

Zana disse...

Anja...
Passando à frente, bem podia ser o destino do nosso próximo passeio dos tristes. Que te parece?

Nanda disse...

Parece-me mto bem,......fico à tua espera, e pode ser que nos apareçam mais uns nomes estranhos....

Anónimo disse...

Detesto estas gajas!

Zana disse...

A gente manda-te um pão de ló dos grandes pelo correio. Tá melhor assim?

Anónimo disse...

Prima...se quiseres dou-te a receita. Já fiz e ficam iguais e mais baratinhos feitos em casa e super fácil! Vou trazer a receita. Beijokas susy