sexta-feira, 13 de julho de 2007

Passeio à Idade Média

Mercado Medieval
Mesmo quase a partir em trabalho de pesquisa, deixamos aqui mais uma sugestão, uma visita ao Mercado Medieval de Óbidos. O facto de ter lá a prima (não é a irmã do primo) a vender ginja, fez-me meter no carro a caminho de uma das 7 maravilhas tugas depois do trabalho, e arrastar a outra blogueira comigo. O Mercado decorre até dia 22 de Julho, na Cerca do Castelo (entram na vila e seguem pela Rua Direita até ao fim, a bilheteira é ao cimo das escadas) e, meus amigos, vale a pena a visita.
Animação não falta, desde música da época (para quem gosta, como nós, eles têm Gaita de Foles) a actores e figurantes para ajudar a criar o ambiente, tabernas para matar a fome com grelhados e sopinhas e, claro, as barracas com artesanato mouro e espanhuel (sacanas metem o bedelho em tudo). Para os mais atrevidos existem também as chamadas “meninas”, mas são “meninas” de rua (como isto é um blog sério, não se pode dizer putas). Tenham cuidado com os maridos (ou com as esposas) porque elas são atrevidas e querem fazer negócio. Também existem duendes, um bocadinho altos, mas com umas orelhas tã lindas.

Lagar da Mouraria

Antes de irmos para o Mercado e por não sabermos que havia onde comer lá dentro, fomos ao Lagar da Mouraria comer um chouriço assado e beber um vinho. Descobri este bar/restaurante (sei lá o que chamar àquilo) quando fui há 3 anos ao Festival do Chocolate. Para fugirmos do trânsito de gente na Rua Direita, fomos pelas outras ruazinhas para chegar à Cerca e demos com o Lagar. Fica um bocadinho escondido, mas há placas a indicar o caminho, a partir da Rua Direita. Tem chouriço, morcela e farinheira para assar, prato de Tapas (queijo, fiambre e presunto) e um vinho da casa que é óptimo. Ontem estavam uns bifes muito british na mesa ao lado da nossa que, quando viram a gente a assar o chouriço, acharam aquilo nojento. Sabem lá eles o que é bom, se provassem de certeza que ficavam doidos com aquilo. Parvalhões.

Castelo

1 comentário:

Nanda disse...

O belo do chouriço, e do vinho, nem vos digo nem conto.....vão ver para querer!