quarta-feira, 4 de julho de 2007

Discogruta

Um dos sítios mais originais que visitámos em Menorca, foi a Cova d’en Xoroi. Uma gruta num penhasco (coisa abundante na ilha) na costa sul. Não é uma gruta normal, não tem estalactites nem estalagmites nem lagoas, mas tem uma vista sobre o mediterrâneo fantástica. Durante o dia é um café (paga-se para visitar durante o dia, mas oferecem uma bebida) e à noite transforma-se em discoteca. Na minha opinião o facto de aquilo à noite ser uma discoteca é um problema para a malta que gosta de beber. É que subir aquelas escadas todas quando uma pessoa está sóbria já custa, bêbada então nem imagino. (nesta foto, só aparece uma pequena parte da escadaria, aquilo parece o Bom Jesus de Braga).
Cova d'en Xonroi
Enquanto pesquisava na net sobre coisas relacionadas com a Cova, descobri uma lenda, uma linda história de amor. Conta-se que Xoroi (um pirata) foi trazido a esta gruta pelo mar, provavelmente foi vítima de um naufrágio e aqui se refugiou. As casas de campo dos arredores começaram a ser assaltadas (malandro) e nestas idas e vindas, Xoroi apaixonou-se perdidamente por uma moçoila que estava para casar e um dia a jovem puufff… desapareceu. Durante anos não deram com a mocinha, até que, durante um inverno mais rigoroso, nevou e a malta viu pegadas na neve. Homens armados seguiram as pegadas que os levaram à gruta onde descobriram Xoroi, uma mulher e 3 filhos. Ao ver-se encurralado, Xoroi lançou-se ao mar seguido pelo seu filho mais velho, levando consigo o mistério da sua vida. A mulher e os filhos ficaram desconsolados, foram levados para Alaior, onde dizem que ainda vivem os seus descendentes.

Uma das esplanadas
É um sítio bastante agradável para se estar, serviu para descansarmos um bocadinho enquanto almoçávamos uns bocadilhos.

1 comentário:

Nanda disse...

Gostei bué, especialmente da história de amor. Realmente é um sitio abençoado pela beleza, e um local deveras interessante para levarmos uma pessoa interessante.