domingo, 22 de julho de 2007

Faro: Uma cidade a visitar.

Quem acha que o Algarve é só praia e bebedeiras, engana-se. O Algarve tem muito para dar além das famosas praias e da noite Algarvia, existe muito para ver no Algarve... Monumentos e sítios lindos a visitar que o tuga teima em ignorar. Pois eu, o primo mais lindo da nossa directora, decidiu dar a conhecer o Algarve. O que existe para além das praias. Sítios que a família pode ir conhecer, locais lindos, interessantes e cheios de história. Já tive o previlégio de falar de Sagres e de Alte, hoje desloco-me a nossa capital a cidade de Faro.
Muita gente tem a ideia que Faro é só prédios e o centro comercial Fórum Algarve. (apesar de achar que o Fórum é das mais belas arquitecturas jamais feitas para centros comerciais, dando ideia de uma fortaleza do tempo dos arabes, ou romanos, ou coisa assim). Mas Faro tem muito para oferecer e para ver.

Vou começar pelo mais emblemático e símbolo da cidade, o Arco da vila, desenhado por um italiano, é considerado uma das portas da cidade; Banco de Portugal, um das fachadas mais lindas do nosso país, apresenta Arquitectura Revivalista Neo-Manuelina com sugestões islamizantes; O Castelo; Celeiros de São Francisco do Século XVIII; Convento de São Francisco, ao qual merece referência o claustro pela sua qualidade arquitectónica e composição invulgar; As Ermidas de Santo António, dos Capuchos, da Nossa Senhora da Boa Esperança, São Sebastião e do Pé da Cruz; A Sé de Faro, Situada na Vila-Adentro, no Largo da Sé, a Igreja Matriz de Santa Maria foi mandada construir após a Reconquista cristã, em 1251, vale pela sua plenitude e grandiosidade. No interior da Sé pode ser apreciado um dos melhores conjuntos de talha e imaginária algarvia; A Igreja do Carmo, considerada por muitos como uma das mais belas do nosso país, foi fundada, em 1713, a talha foi a manifestação artística mais utilizada nesta igreja, tendo nela trabalhado os melhores escultores da região. Merecem ainda referência a ornamentação da sacristia, o acervo de imaginária da Procissão do Triunfo e a capela dos ossos; Igreja de São Pedro (dedicada a mim. São uns kidos); Igreja Misericórdia; As Muralhas do século IX ; O Palacete de Balmarço, uma interessante manifestação da Arquitectura Revivalista e por fim aconselho uma visita ao Teatro Lethes.
Como podem ver um dia bem passado em Faro ao qual eu aconselho vivamente.
Mais informação utilize o site da Câmara Munícipal de Faro



1 comentário:

Emmanuel Luz disse...

Já fiz um passeio Histórico pela cidade de Faro. Só me faltava um guia como tu. Um abraço amigo!