terça-feira, 3 de julho de 2007

A menina curtia bué ir lá!!!

Bugio
Andava eu a internetar bué, porque para não variar, não tenho o que fazer no emprego (daí a quantidade de postes que faço), quando me deparo com o Bugio. Para quem não sabe o que é, é aquela coisa grande e redonda que está na barra do Tejo.
Não sei porquê, sempre tive uma curiosidade enorme de visitar a Torre de São Lourenço, ou Torre do Bugio para os amigos.
Bugio
A ideia inicial era defender Lisboa, dos espanhiois e a construção no meio do rio, sobre um banco de areia reforçado com calhaus, era para cruzar fogos com a primitiva Torre de São Gião, mas nem assim conseguimos afugentar os gajos. Na altura foi deixada ao abandono pelos Lipinhos espanhueles, que não deram importância à fortificação.
Em 1590 lá decidiram começar a construir uma nova fortificação e optaram por ser redonda, tanto por causa das águas, como por causa da artilharia. Só em 1657 é que a obra foi concluída, já depois de termos corrido com a espanholada ao pontapé e restaurada a independência.
Foi destruída com o terramoto de 1755, as tropas napoleónicas invadiram-no, outro franciú chamado Roussin achou que dava um bom alvo de artilharia, até que, após a 2ª Guerra Mundial, perdeu todas as funções defensivas e foi entregue à Marinha.
Se alguém se quiser voluntariar e oferecer-me uma visita ao Bugio, a menina fica muito grata :D.

3 comentários:

Nanda disse...

qUANDO FORES NÃ TE ESQUEÇAS DA AMIGA....ERA UM BOM NEGÓCIO, ORGANIZAR VISITAS E PASSEIOS AO BUGIO!!!!!HUM

Unknown disse...

E não se esqueçam de mim também!!!
Esta menina também curtia bué lá ir!! E já agora, posso levar o husband?
Jocas

Zana disse...

Vamos todos para parecermos muitos. Nóis, o kumpadre, a Íga e o Leucádio.