sábado, 30 de junho de 2007

A ilha pikena

Ciutadella
Desta vez a ideia da viagem não foi do primo, foi minha. Vi uma reportagem sobre Menorca na Rotas&Destinos e fiquei cheia de vontade de conhecer a ilha.
Quem conhece Palma de Maiorca ou Ibiza deve achar que Menorca é do mesmo género. Enganam-se, não tem nada a ver. É tipo Malta, mas muito mais verde. Não é por acaso que a Unesco classificou grande parte da ilha como
reserva da biosfera.
Sossegada, calma, a mesma água quente e salgada (mas mais ensonsa que a de Malta) e com bastantes coisas para descobrir. 48 kms separam as duas maiores cidades de Menorca que ficam em pontas opostas da ilha. Ciutadella e Maó (ou Mahon em castelhano), ligadas por uma "autopista" com 1 faixa em cada sentido. É difícil perderem-se nesta ilha porque todas as estradas de Menorca ligam a esta.
Maó
Como nós queríamos ter pouco trabalho, escolhemos o hotel com menos mau aspecto junto à maior extensão de areia, em Son Bou (tem poucos hoteis junto às praias de areia). É daqueles hoteis que quando se sai porta, já se tem os pezinhos na areia. O hotel não era mau de todo, tirando o quarto ser pekeno para 3 adultos e ter rachas na parede, mas em compensação tinha uns paizinhos... (pausa para o bypass voltar a arrancar) e era temático (a Nanda chegou a ser atacada pelo Fred Flinstone no restaurante).
Apesar de termos apanhado mau tempo e tormentas devido a uma tempestade tropical que decidiu passar por lá na altura, ainda conseguimos ir à praia e ganhar um bronzezito. Foi com esta viagem que começou a perseguição que as tormentas e outras desgraças fazem a nós os 3. Além das tormentas em Menorca, que à noite proporcionavam um espectáculo lindo com relâmpagos por todo o lado, o tecto do novo terminal do aeroporto decidiu cair no dia a seguir a termos chegado.
Porto de Maó
Adorei Menorca, aconselho um passeio a penantes pela Ciutadella e por Maó e fazer de carro todas as estradas da ilha. Foi a partir destas cidades que fizemos os nossos passeios de barco, em Maó o passeio foi pelo porto natural (um dos maiores do mundo, basta dirigirem-se ao porto, vem logo as barraquinhas que vendem os bilhetes, mas façam o passeio nos barcos que tenham vidro no fundo para verem debaixo de água) e em Ciutadella pela costa sudoeste de Menorca onde vimos calas lindissimas e um panchito de cair para o lado.
Para mim, a grande atracção de Menorca são as calas, pequenas enseadas que se tornam em lindas praias, em muitas delas os carros não chegam até lá e acho que algumas nem têm acesso por terra.
Cala Son Saura

3 comentários:

dukas disse...

nao me fales do panchitooooo...... buaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

figggggggggggggoooooo

Nanda disse...

Tou a gostar de ver prima,.....tás uma blogueira de se tirar o chapéu.

Pedro Morais disse...

ohhhhhhhhhhh figggggggggooooo