quinta-feira, 19 de junho de 2008

Cidades do Euro 2008 - Berna

Berna, é a capital da Suíça. Berna é uma cidade germanófona, capital do cantão homónimo, e também uma comuna.
Berna conta com aproximadamente 127 217 habitantes, estende-se por uma área de 51,6 km², de densidade populacional de 2465 hab/km² e é atravessada pelo rio Aar, confinando com as seguintes comunas: Bremgarten bei Bern, Frauenkappelen, Ittigen, Kirchlindach, Köniz, Mühleberg, Muri bei Bern, Neuenegg, Ostermundigen, Wohlen bei Bern, Zollikofen.
A língua oficial nesta comuna é o Alemão.
Berna está inscrita no Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO, graças ao seu patrimônio medieval urbano, que conseguiu atravessar os séculos.
Berna foi fundada em 1191 pelo duque Berthold V de Zähringen que, de acordo com a lenda, teria dado o nome a cidade após ter matado um urso (Bär em alemão) — existiram ursos em Berna durante séculos. Pode-se ainda hoje vê-los na fossa dos ursos perto da Nydeggbrücke. Em 1353, Berna tornou-se o oitavo cantão da então jovem Confederação Suíça. Após um incêndio em 1405, a cidade foi inteiramente reconstruída.
Em 1848, a nova constituição federal faz de Berna a capital da Suíça.
Entre os bernenses ilustres encontram-se o cientista Albrecht von Haller, o poeta Jeremias Gotthelf, o escultor Bernhard Luginbühl e os pintores Ferdinand Hodler e Paul Klee. O físico de origem alemã Albert Einstein desenvolveu sua Teoria da Relatividade em Berna.

2 comentários:

Zana disse...

Quando joga Portugal jogamos todos!!!
(desculpem lá, mas a música não me sai da cabeça ;))

Zana disse...

Passo lá todos os dias, na avenida, não na cidade ;)
Já aprendi alguma coisa hoje.
E tb está nos cromos da Panini...