quinta-feira, 26 de junho de 2008

Cidades do Euro 2008 - Innsbruck

Outra das cidades do Euro 2008 é Innsbruck (Insbruque em português), que fica no oeste da Áustria, rodeada pelas montanhas Nordkette (Hafelekar, 2.334 m) ao norte, o Patscherkofel (2.246 m) e o Nockspitze (2.403 m) ao sul.

É uma das cidades mais antigas da Europa, povoada pelos romanos, que a baptizaram de Veldidena, e logo se tornou numa importante rota estratégica nos Alpes. Os bávaros chegaram a este vale no séc. VI e depois de terem passado pelas mão dos bispos de Brixen, é anexada pela Casa dos Habsburgo. O nome significa “Ponte sobre o Inn” e ganhou esse nome no séc. XII quando era um importante e fácil ponto de travessia do rio Inn, no Passo de Brennero que atravessa os Alpes ao longo da fronteira entre Itália e a Áustria. Torna-se capital do estado federal do Tirol no séc XV e, graças ao Imperador alemão Maximiliano I, vive o seu auge durante os séc. XV e XVI. Muitos dos monumentos da cidade foram mandados construir pelo Imperador que inclusivé, converteu a casa dos príncipes do Tirol em Palácio. Para além de Maximiliano I, outros Imperadores e Imperatrizes da Casa de Habsburgo se apaixonaram pela cidade.
As estâncias de esqui são um grande atractivo da cidade, que em 1964 e 1976 foram a sede dos jogos olímpicos de inverno.


1 comentário:

Nanda disse...

Hoje como já me passou a borrega contigo, já posso comentar.
Esta cidade deve ser muito gira.
Antiga, tens baváros e Imperadores, e Principes.....ai..ai.bjos.