sexta-feira, 27 de junho de 2008

Cidades do Euro 2008 - Zurique

Zurique é a maior cidade da Suíça. Localiza-se no nordeste do país, no centro da zona germanófona, e a norte do lago de Zurique. Do lago surge o rio Limmat, que cruza a cidade na direcção noroeste.
Possui 364 558 habitantes (2002), e uma região metropolitana contando com 1 091 732 (um sétimo dos 7,2 milhões de habitantes da Confederação Helvética). É a capital do Cantão de Zurique. Faz parte da Suíça desde 1351.
A origem do nome está provavelmente nas línguas celtas com a palavra Turus. Os celtas colonizaram a área pelo menos desde 500 a.C.; o nome romano da cidade era Turicum.
A cidade foi destruída no século V pelos alamanos. Converteu-se em cidade imperial em 1218, entrando na Confederação Helvética em 1351 e obtendo grande importância, graças à aquisição de numerosos condados vizinhos e à grande prosperidade do seu artesanato têxtil.
Zurique é o centro financeiro da Suíça e uma das bolsas de valores mais importantes da Europa. Em Zurique têm sede numerosos bancos, tais como o UBS e o Credit Suisse, seguradoras e empresas de alta tecnologia. Actualmente, cerca de um quarto das actividades da cidade são ligadas ao sector financeiro.
Um dos Factores que ajudam a atrair investimentos na região de Zurique são os baixos impostos e a possibilidade de grandes empresas fazerem acordos com as autoridades para conseguirem "impostos personalizados".
Zurique é também o mais importante centro de transportes da Suíça. Tem o maior aeroporto do país e da região dos Alpes.
Foi considerada pela pesquisa anual Mercer Human Resource a cidade com a melhor qualidade de vida do mundo. É também das cidades mais caras do mundo.
Zurique conta com a Universidade de Zurique. A Universidade é a maior do país e uma das mais prestigiadas da Europa.
Apesar de Zurique ser a cidade dos relógios, do chocolate, do queijo e da Heidi, é, igualmente, uma metrópole vibrante e surpreendentemente boémia, onde quase todas as semanas é inaugurada uma galeria de arte, estreia uma peça de teatro experimental, dão-se festas até de madrugada e descobrem-se novos restaurantes.
Pensa-se que o seu carácter ultracosmopolita se deve não só ao seu bem-estar económico e à enorme e bem conceituada universidade que atrai milhares de jovens todos os anos, mas também às diferentes culturas que, desde há séculos, aqui têm convergido.
O mais interessante é que esta amálgama de influências gerou uma cidade que transpira uma joie de vivre multi-culti, mas – e é isso que a torna única – adaptada à organização, ao temperamento contido e ao refinado sentido estético suíço.
Melhor época: em Abril, acontece a Queima de Inverno, uma das comemorações mais antigas da cidade, com procissões e queima de bonecos. No verão, entre Junho e Julho, o Festival de Zurique movimenta a cidade com espectáculos de dança, música e teatro
Para visitar...
FRAUMÜNSTER - Construída no século 14, chama atenção com sua delicada torre azul e, no interior, belos vitrais de Marc Chagall.
GALERIA DE ARTE - Tem obras importantes de Monet, Cézanne, Picasso, Miró e Munch
MUSEU NACIONAL DA SUÍÇA - Possui artefactos pré-históricos, objectos domésticos, roupas e móveis do período romano e medieval.
ZURICHSEE - Atravessando a ponte sobre o Rio Limmat se chega ao Lago Zurique. Tradicional local de passeio, o passeio junto às margens vai até o Jardim Chinês.


1 comentário:

Zana disse...

Prontosss, mais um museu para me obrigares a ir... rais'parta ;)