quinta-feira, 12 de junho de 2008

Cidades do Euro 2008 - Basileia

Com o cuzinho já nos quartos de final, Portugal vai jogar o último jogo de Grupo e o jogo dos quartos na Cidade de Basileia.
Localizada no noroeste da Suíça, Basileia faz fronteira com a Alemanha e com a França. É cortada pelo rio Reno, que a divide em Basileia e Pequena Basileia (Klein Basel), esta na margem oposta do rio, junto a Lörrach. Sua localização favoreceu o desenvolvimento da cidade, como pólo financeiro e de transportes.
Com 166 mil habitantes, é a terceira cidade mais populosa do país. Sua aglomeração conta com 690 mil habitantes, e se estende além das fronteiras com a França (Saint-Louis e Huningue, na Alsácia) e com a Alemanha (Weil-am-Rhein e Lörrach no Baden-Württemberg).
Basileia é sede do Banco de Compensações Internacionais (um espécie de banco central dos bancos centrais), na cidade há um Jardim Zoológico famoso pela quantidade de espécies raras que abriga, como o asno-da-somália, o leopardo-das-neves e o ocapi. (ao qual eu não faço puto de ideia o que são, mas pelas imagens devem ser muito ferozes... uuuuuuuuuuuuu. PS: fica ai os links da maravilhástica wikipédia).
Basileia também é conhecida por ser a terra natal do tenista Federer e pelo Basel FC, umas das mais importantes equipas de Futebol da Suíça.

2 comentários:

Zana disse...

Teşekkür ederim!!!! Google it!

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom