sábado, 3 de janeiro de 2009

Passeio Alentejano - Parte 1

Mais uma vez fomos para fora cá dentro, e mais uma vez seguimos rumo ao Alentejo.
Achámos que como lindas donzelas (Nanda e Zana) que somos, haveríamos de percorrer todos os castelos, castelinhos e tudo o que tivesse muralhas, talvez por aí encontrássemos um Dragão maldito e que nós fossemos socorrer o Príncipe indefeso, …..chiça! por acaso acho que a história era ao contrário, mas agora também não vem ao caso.

Seguindo os nossos caminhos de castelos e vilas alentejanas, andávamos nós pelo distrito de Évora, decidimos enveredar por Vila Viçosa, muy Terra Lusitana, e de Real Nobreza….e cansada de tanto ouvir a D.Domi dizer que valia a pena ir ver o Palácio, lá fomos nós.

O
Paço Ducal de Vila Viçosa, está isolado e perdido nesta bela e pacata Vila, parecendo e chamado Terreiro do Paço, no sopé da colina do Castelo. Construído no século XVI, foi largamente beneficiado durante o século XVII e serviu de residência real.

Actualmente, é considerado um marco histórico-cultural e pode ser visitado regularmente. Uma fundação é a proprietária do Paço Ducal de Vila Viçosa, uma obra de arquitectura mudejar, neoclássica, barroca e manuelina.
O Paço Ducal de Vila Viçosa foi começado a construir em 1502, então como Paço de D. Jaime I. O Paço Ducal de Vila Viçosa foi durante anos considerada a residência onde as famílias reais procuravam descanso do bulício de Lisboa. Era comum retirarem-se para Vila Viçosa durante vários períodos, em particular durante o Verão. O rei D. Carlos tinha partido precisamente deste paço ducal quando, a chegada a Lisboa, foi assassinado juntamente com o herdeiro da coroa, o Príncipe Luís Filipe.

Pois é meus caros, fiquei muito entusiasmada com o que vi e recomendo vivamente a todos que andem por terras alentejanas.

O Palácio é extremamente rico em obras de artes, das mais variadas expressões artísticas; tapeçarias, porcelanas, armas, azulejos, pintura, das quais uma vasta colecção pintada pelo próprio D.Carlos. E a impressionante colecção de coches, carruagens e demais atrelados.

2 comentários:

Zana disse...

A melher nã se calava com o Paço, com os pratos e com os coches...irra ;)
Agora a sério, vale a pena a visita, é pena é só deixarem tirar fotos sem eles verem ;)

Andorinha disse...

Tumbém conheço e recomendo! Gostei dos coches, fecho sempre os olhos e imagino-me lá naqueles tempos, acho um espectáculo! Mta televisão, eu sei :D