quinta-feira, 10 de julho de 2008

Cidades do Euro - Salzburgo


A última cidade do Euro que falamos aqui, viu nascer Mozart, Wolfgang Amadeus Mozart. É a quarta maior cidade da Áustria, capital do estado federal com o mesmo nome, e em 1997 o centro histórico da cidade foi classificado pela UNESCO como Património Mundial, graças aos exemplos de arquitetura barroca. Fica situada a oeste da Áustria, nas margens do rio Salzach, e as planícies a norte contrastam com as montanhas que limitam a cidade a sul, que serviam de "palco" ao musical Música no Coração.
O nome significa "Castelo do Sal" devido às embarcações que subiam o rio carregadas de sal e que no séc VIII tinham que pagar portagem aqui.
Há vestígios da presença humana durante o período neolítico e pensa-se que os Celtas foram os primeiros a estabelecerem-se aqui. Durante o Séc XV AC os romanos juntaram as várias povoações e chamaram-lhe Juvavum. A partir do ano 600 AC passou a ser governada pelos Duques da Bavária que, em 700 nomearam o Bispo Rupert Von Worms para projectos missionários na região e cujas doações monetárias, permitiram ao bispo transformar Salzburgo numa das igrejas mais ricas. Desde que se tornou arquidiocese até final do séc XVIII foi sempre governada pelos arcebispos, que conseguiram manter a importância cultural da região, mas não a importância política até final do séc XVI, o que levou a uma tentativa frustrada de alargar o território pelo arcebispo Wolf Dietrich von Raitenau, que entrou em guerra contra Berchtesgaden, em 1611. Até ao início do séc XIX vários arcebispos deixaram a sua marca na cidade, pelas contruções que mandaram fazer: a nova catedral de Salzburgo, a nova universidade, a igreja da Santíssima Trindade e o Hospital de St. Jonh (entre outras) que ainda hoje serve de hospital central.

Os arcebispos governaram até 1803, quando a cidade passou a ser um eleitorado do Sacro Império Romano da Nação Germânica ( até Napoleão (mais outro que não parava quieto) o ter atacado e dissolvido em 1806) até 1805 quando o acordo de Paz de Preßburg foi concluído e que determinou a inclusão de Salzburgo na Áustria. Mas este primeiro período austríaco só durou até 1809 quando o Império Austríaco em França declarou guerra e, após vitória das tropas de Napoleão, passou a ser administrado (durante ano e meio) por França.
Entre 1810 e 1816 passou de novo para as mão da Bavária, que levou à dissolução da assembleia geral e no Congresso de Viena, em Maio de 1816, voltou a fazer parte da Áustria. Nesta altura perdeu grande parte do seu território que levou a um declínio económico e de população, e ficou sob as ordens da monarquia austríaca. Com as revoluções de 1848 Salzburgo sofreu mais uma mudança e ganha o direito de ter a sua própria administração. Nas décadas seguintes apostaram no turismo (à custa do Mozart) e a chegada da linha ferroviária deu um grande impulso à economia da cidade que só parou em 1914 por causa da Primeira Grande Guerra e consequente fim do Império Austro-Húngaro, que quase matou à fome os salzburgueses... salzburguenses... os gajos de Salzburgo ;).

1 comentário:

Nanda disse...

Obrigada, ficou muito giro.