quinta-feira, 3 de julho de 2008

Cidades do Euro - Klagenfurt

Klagenfurt, apesar de ser a cidade mais pequena de todas que receberam os jogos do Euro 2008, é a capital do Estado da Caríntia, com cerca de 95 mil habitantes e a sexta maior da Áustria.
Estádio Wörthersee
Fica junto ao lago Wörthersee, cujas águas são as mais quentes da Europa e que deu o nome ao estádio construído de propósito para o Euro 2008.
Esta cidade fica apenas a 45 minutos (de carro) da Itália e da Eslovénia,
A lenda diz que Klagenfurt foi fundada após um homem corajoso ter matado um dragão, mas na realidade foi fundada pelo Conde de Caríntia, Duque Herman, como ponto forte das rotas comerciais da área. É mencionada pela primeira vez no final do séc. XII como Forum Chlagenvurth, que ocupava uma zona sujeita a cheias frequentes e que por essa razão, o filho do Duque (
Bernhard von Spanheim) mudou a cidade para uma localização mais “seca” em 1246.
Nos séculos seguintes sofreu várias catástofres (incêndios e terramotos), foi invadida por gafanhotos e bárbaros. Em 1514 foi quase totalmente destruída por um incêndio e o Imperador Maximiliano I (olha o gajo outra vez), incapaz de a reconstruir, cedeu a cidade ao Parlamento Regional. Isto fez com que a cidade renascesse economicamente, em particular com a Neuer Platz (Praça Central), desenhada pelo arquiteto italiano Domenico de Lalio e outras construções renascentistas, arcadas e pátios também com influência italiana.
Em 1809 as tropas de Napoleão destruiram as muralhas da cidade, deixando apenas uma pequena parte que ainda se mantem. A economia da cidade foi impulsionada pela ligação ferroviária a St. Vein an der Glan, tranformando-a no mais importante centro da região.
Durante a Segunda Guerra Mundial, foi bombardeada 41 vezes que provocaram 612 mortos, a destruição de 443 edifícios e danificando outros 1132. Uma placa ergue-se agora sobre o local onde os cidadãos de Klagenfurt foram evacuados.
Klagenfurt tornou-se a primeira cidade austríaca a adaptar zonas pedestres, em 1961 e em 1973 (belo ano) absorveu quatro municípios adjacentes, aumentando a sua área.
O que mais atrai os turistas é o centro histórico da cidade, com as suas ruelas, as lojas e os restaurantes ao redor da Kramergasse. No calçadão mais antigo da Áustria, o que rege são as festividades. Por exemplo, na Altstadtzauber, que em tradução livre quer dizer "magia da cidade velha". A festa popular traz apresentações de música ao vivo e o maior mercado de pulgas do país, sempre no último final de semana do mês de agosto.
Outras atrações são o Christkindlmarkt, a feirinha de Natal, e o Silvesterkarneval, o carnaval na noite de São Silvestre. As festividades acontecem geralmente na praça Neuer Platz, ao lado do edifício renascentista da câmara municipal, na presença do símbolo oficial da cidade: um dragão.

2 comentários:

Nanda disse...

Esta cidade deve ter alguma parceria com o FCP,....suspeito!

Zana disse...

Num sei... já houve um klagenfurtiano que matou um dragão... pena que só tenha sido um, ainda há tantos ;)