terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Passeio alfacinhó-cultural

Este sábado demos numa de galdérias (e das grandes) e a relembrar o passeio de Madrid do ano passado, a Nanda decidiu enfiar-me em 3 museus num dia só... Ok não eram propriamente 3 museus, foi um centro de arte (cheio de quadros, logo pode ser considerado museu), 2 museus e um palácio... Ok um dos museus e o palácio foram ideia minha.
Tal como em Madrid começamos pela exposição da Paula Rego no CAMB. Mais uns quadros oferecidos pela maluca (no bom sentido, mas que a gaja tem uma grande panca lá isso tem) a amigos e afins que estão em exposição até dia 18 de Janeiro. Esta exposição é bem mais pequena que a de Madrid, e pessoalmente gostei mais dos quadros que vi o ano passado que estes. Mas prontossss, deu para a nossa amante de pintura ver mais umas obras da moça.

Saídas de Algés fomos direitinhas a Belém (O Bukas já abriu em Belém :)) ) à residência oficial do nosso presidente (não é o Lipinho – ainda por cima não deve tar bom para visitas, com a azia trofense ;) - , é o outro, o da República) para visitarmos o Museu da Presidência e o Palácio de Belém (as visitas ao Palácio são só aos sábados). O Museu é pikenino, mas vale a pena a visita. Para além dos retratos oficiais de todos os nossos presidentes (só falta o do Cavaco que deve-se estar a vestir... o quadro, não o Cavaco), tem prendas oferecidas por outros chefes de estados por ocasião de visitas, uns quantos filmes sobre a nossa história (que não tivemos tempo de ver), a bandeira tuga mai linda que eu já vi (a menina quer uma igual) e as réplicas (ou exemplares, não sei se aquilo é verdadeiro ou não) das diferentes Ordens Honoríficas Portuguesas concedidas pelo nosso Presidente a quem o mereça (ou não ;) ).

À hora do início da visita ao Palácio, a Nanda tornou-se a visitante mais importante, recebeu o cartanito com o Nº 1 e lá fomos nós atrás da senhora dos olhos lindos. A visita é curta, não é permitido ver muitas salas, só as da ala sul. Começamos pelo Pátio dos Bichos, subimos para a sala das Bicas (não, não tem nenhuma máquina a tirar cafés, são bicas de água mesmo), passamos pela Sala de Jantar que utilizam para pequenas recepções (ou seja, para pouca gente), pela Sala Dourada, pela Capela (que foi renovada em 2004 e por isso o Sampaio - que tb é apanhado (com o devido respeito) - encomendou 8 quadros a Paula Rêgo que retratassem as 8 etapas da vida da Virgem), uma sala que pensam que fosse o início dos aposentos da Rainha D. Amélia e pelo escritório do Prof. Cavaco. Depois passamos à varanda onde nos deixam tirar umas fotos para apreciarmos a vista do Tejo e dos Jardins.
Acabámos a nossa visita a ver a exposição de presépios "Natal em Português" onde estão expostos alguns presépios da nossa primeira dama, que tem um excelente gosto ;).

Seguimos para o Museu Nacional de Arte Antiga (de onde eu pensei que não conseguia sair, tal é o tamanho daquilo) onde vimos quadros (muitos deles nem se sabe quem os pintou), os famosos Painéis de S. Vicente, esculturas, peças de ourivesaria, loiças, móveis e bué coisas mais. Passadas umas 8 horas lá conseguimos sair do museu e partir rumo ao Bairro Alto (não comecem a pensar mal da gente porque ainda era cedo para isso) para visitar o Miradoiro de S. Pedro de Alcântara (sim, a menina sabe que se diz miradouro, mas prefiro miradoiro... nã me moiãm) .
Depois foi fazer tempo até à hora de jantar para nos lambuzarmos com as pizzas do Basílico na Expo.
Para verem as fotos já sabem, dirigam-se ao Pingo Doce mais próximo ;) (Para quem não percebe a piada, tão no sítio do costume, no Picasa)

3 comentários:

Nanda disse...

Muy bien. E isto é assim, porque foi escrito no autocarro,...imsgino senão fosse!
Confessa, foi um dia muito bem passado, a miúda fartou-se de divertir e até mandou umas buzinadelas a um Taxista.....lol

Zana disse...

Não fazem ideia o inspirador que é andar de autocarro e/ou comboio, talvez se vocês levantassem o cú do carro e andassem de transportes públicos, tb ganhavam inspiração ;)
Foi o ponto alto do dia, buzinar ao taxista assim que o semáforo ficou verde :))))) Ainda por cima quem levou com as culpas foi a Nanda, ela é que ia a conduzir hihihihihih

Andorinha disse...

Meninas, desses todos confesso que só (e é BEM grande) conheço o Museu Nacional de Arte Antiga. Num Domingo do ano passado levantei as gajas lá de casa e fomos as 3 ver o dito. Gostei mto e fora o que disseram acrescento que tem um cafezinho mto agradável pra passar umas horas a ler.Na Primavera é mais fixolas :D
PS: Aqui não posso buzinar pra acordar os taxistas, os cab..caramelhos andam nas ondas do diabo! Aprenderam todos a conduzir em Istambul, juro!