terça-feira, 2 de outubro de 2007

Criptopórtico


No sábado eu e a Nanda fizemos um passeio ao subsolo alfacinha, para visitar as Galerias Romanas da Rua da Prata. Chegámos às 9h30 e a fila na Rua dos Correeiros chegava à Rua da Vitória (2 quarteirões). Quatro horas depois lá conseguimos descer as escadas minúsculas.
Estas galerias foram descobertas em 1771 aquando da reconstrução da baixa após o terramoto de 1755. Ao longo do tempo houve várias teorias sobre qual seria a finalidade desta construção: porto para embarcações pequenas, fórum e até termas, devido à água que “nasce” do chão (não existe nenhuma nascente, a água que invade as galerias provém de ribeiras subterrâneas). Finalmente concluíram que aquilo é um criptopórtico, que serve para suportar outras edificações de grande porte, que os romanos utilizavam para construir em terrenos “frágeis”. Em 1771 aproveitaram isto para servir de alicerce aos prédios da baixa pombalina e abriram uns buracos para que a população se pudesse abastecer de água.
Ainda hoje não se conhece a verdadeira extensão das galerias (a parte visitável é um terço do que conhecem) devido aos colectores de esgoto que passam por lá e que fecharam alguns corredores.
Esta visita só é feita uma vez por ano, porque normalmente tem 1,30m de altura de água e os bombeiros fazem o favor de retirar de lá a água.
No site do Sapo, podem ver um vídeo e fotos.



1 comentário:

Nanda disse...

Sim senhora, podemos fazer uma equipa de fotojornalismo. Eu fotográfo e tu escreves. Que belo trabalho de equipa.BRAVO!

P.S. E ainda me doem os joelhos,...daquelas 4 horinhas...