quarta-feira, 1 de julho de 2009

Passeio económico por Lisboa

Como passear por Lisboa sem gastar um tusto (tirando a gasolina do Modus, que essa foi a Nanda que pagou)?

Fácil. Apontem para o terceiro domingo do mês e dirigam-se a Belém, mais concretamente à Praça Afonso de Albuquerque (é mais rua que praça), mesmo em frente à entrada do Palácio de Belém, e vejam o Render Solene da Guarda, pelo Esquadrão Presidencial do Regimento de Cavalaria da GNR. O Render começa pelas 10h55, mas convém irem mais cedo para arranjarem lugar, porque aquilo fica cheio de cabeçudos.
A cerimónia apresenta uma sequência de que fazem parte os cumprimentos das duas Guardas (a rendida e a que vai entrar ao serviço), a saudação dos comandantes e a passagem simbólica de testemunho. Sempre acompanhados por trechos musicais (adorámos um deles, foi um medley com músicas dos Santos Populares que termina com o final do nosso Hino) executados pela Banda de Música enquanto efectua figuras em marcha pelo recinto (a Nanda aqui grizou-se, adora bandas). E também tocam o Hino Nacional :))).
Isto tudo com "legendas" em Português e Inglês (está um senhor da GNR a dar explicações ao microfone).

video

Durante o Render da Guarda, temos direito a um cheirinho da Charanga, mas após esta cerimónia, a Charanga a Cavalo do Regimento de Cavalaria (que é a única no mundo) executa peças musicais em evoluções a galope, no jardim em frente ao Palácio (esta não chegámos a ver).
(Para não dizerem que a gente não avisa, o próximo é dia 19 de Julho)

Depois dirigam-se à Torre de Belém, que tem entrada gratuita aos domingos até às 14h. Se forem claustrofóbicos, a subida aos andares de cima pode ser problemática. Só existe uma escada em caracol, muito estreita e com dois sentidos, o que provoca engarrafamentos jeitosos. Se não forem, subam a todos os andares porque vale bem a pena pela vista :).

Visitada a torre, fomos às Amoreiras almoçar ao meu kido Garden Burguer (o estacionamento nas Amoreiras é grátis ao fim de semana, economizámos mais uns tustos).
O resto das fotos, tão no Picasa :))
PS: Quando estivemos em Atenas, e graças ao Guia da American Express (que já nos enganou 2 vezes), não chegámos a tempo de ver o Render da Guarda dos Evzónes :((.

3 comentários:

Andorinha disse...

Minhas queridas, subi tanta vez à Torre de Belém, mas tantaaaaaa, que já disse a TODAS as minhas visitas em Lisboa que é o único sítio onde não entro com elas. É lindo, mas já não consigo mais. :D
Foram muitos anos a virar frangos! (sim, pq eu faço amigos em cada esquina, e dá em 7 visitas por ano, agora multiplica por 8 anos, e vês qtas vezes lá subi...)
Adorei o vosso passeio!

Zana disse...

Realmente, tu que não és de Lisboa já foste lá muitas mais vezes que eu (que me lembre, só fui 2 vezes).
E isso de fazer amigos em cada esquina, deve ser "problema" de Sofias, a minha kida kumadre é igual, conhece meio mundo. E se fôr preciso arranja maneira de conhecer o outro meio ;)

Dylan disse...

De facto, podem-se fazer belos passeios sem gastar muito. Eu sei de alguns..