terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Nomes Estranhos - Capítulo V


Mais um nome estranho, que desta vez nos leba ao nuorte, carago.
Cucujães é uma vila do concelho de Oliveira de Azeméis, com a estonteante àrea de 11,73 Km2 e 11094 habitantes e atravessada pelo rio Ul (que raio de nome).
Este lindo nome vem do latim "cucullianis" (elevação de terreno, montão), que tudo tem a ver com o terreno acidentado, mas bastante fértil, onde a vila se situa.

Cucujães é bastante antiga e no tempo dos romanos era atravessada por várias estradas, inclusivé a que ligava Coimbra ao Porto. Esta freguesia pertence, desde o tempo dos godos, a um vasto território conhecido por Terras de Santa Maria ou Terras da Feira (provavelmente foi daqui que surgiu Santa Maria da Feira, digo eu). Tinha os grandes privilégios dos outros moradores daquele território: os cavaleiros que ali viviam eram equiparados aos infanções (antigo título de nobreza inferior ao de rico-homem) e os peões tinham foros de cavaleiros.

Há imenso que ver em Cucujães, entre igrejas, capelas, pontes e afins, monumentos não faltam a esta vila.

Apesar de antiga, nada pára a modernidade nesta vila, há um semanário digital e a página da vila tem bastante informação.

Os cucujanenses devem adorar juntar-se em conbíbio, Há imensos grupos desportivos e não só. O que achei mais piada é o Grupo de Amizade, para actividades lúdico-recreativas (?). Também têm filarmónica, escuteiros, atletismo, xadrez, BTT entre outros.

(Antes que comeces com as boquinhas foleiras, descobri este nome na net, noutro blog)

1 comentário:

Nanda disse...

Deixe-me dizer que já estive nesta terra, numa das muitas vezes que me desloquei a Norte para assistir, a mais uma partida de Hoquei em Patins,...lol.