sábado, 27 de outubro de 2007

Viajar

Se há algo que me motiva sempre para uma viagem, é a vontade interior de sair daqui, e conhecer outros sítios e coisas novas. Comidas apetitosas, e diferentes, outras pessoas,....outros cheiros, cores,....o diferente e inesperado.
Gosto sempre de regressar, mas também,.......tou sempre pronta para pegar na mala e sair daqui pra fora.
Tudo serve de pretexto para ir dar um giro, seja “cá dentro” ou lá fora.
E se juntarmos a estes desejos outras pessoas que gostem de fazer o mesmo,..então aí sim o resultado é este blog, são trocas de experiências e gostos, e a vontade de viajar.
As afinidades das pessoas, especialmente quando se viaja em grupo, é muito importante, o respeitar os gostos diferentes e saber conjugar todas as vontades, para que a organização da viagem seja satisfatória a todos. O planeamento prévio é importante, saber o desejos de todos, os locais a visitar, que tipo de passeios querem fazer. Se preferem ficar no hotel, a dormir a manhã inteira, ou se preferirem levantar o rabiosque cedo da cama para aproveitar e ver o maior número de coisas, se ao almoçinho não dispensa o talher, ou se um Fast food resolve o seu problema! Tudo isto são motivos que podem causar frison, entre os participantes de uma viagem. E quando neste grupo existem crianças, á que saber abrir mão de muitas coisas, em prol do grupo, sabendo que á partida é difícil fazer diversas coisas com crianças.
O leque variado que existe de roteiros turísticos e agora com a nossa bela internet tudo é fácil de escolher e programar, até ao ínfimo pormenor. Sejam criativos, alegres e sempre bem dispostos, assim contagiam um grupo e a viagem se torna agradável, saibam ceder, tal e qual uma relação, nem tudo pode ser à nossa maneira. Eu tenho tido a sorte e também a destreza de ter me juntado a um grupo de pessoas que foram, são e continuaram a ser minha melhor companhia para viajar. Bem haja!

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Amarante

Este sim é daqueles sítios que amo de paixão, sempre que lá vou, sinto-me como se recuasse no tempo, talvez na época Medieval, imagino cavaleiros com as suas armaduras montados nos seus cavalos e eu, donzela vaporante, a passear nas ruas, à espera da chegada do meu cavaleiro.
Local apaixonante, bom para namorar, dar passeios à beira rio, ou mesmo pedalar nas gaivotas que existem no rio.
Conheço Amarante desde pequenina, fiquei sempre com boa impressão, e se alguém me perguntar um local em Portugal que eu gosto, de certeza que a minha resposta passa sempre por Amarante.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Criptopórtico


No sábado eu e a Nanda fizemos um passeio ao subsolo alfacinha, para visitar as Galerias Romanas da Rua da Prata. Chegámos às 9h30 e a fila na Rua dos Correeiros chegava à Rua da Vitória (2 quarteirões). Quatro horas depois lá conseguimos descer as escadas minúsculas.
Estas galerias foram descobertas em 1771 aquando da reconstrução da baixa após o terramoto de 1755. Ao longo do tempo houve várias teorias sobre qual seria a finalidade desta construção: porto para embarcações pequenas, fórum e até termas, devido à água que “nasce” do chão (não existe nenhuma nascente, a água que invade as galerias provém de ribeiras subterrâneas). Finalmente concluíram que aquilo é um criptopórtico, que serve para suportar outras edificações de grande porte, que os romanos utilizavam para construir em terrenos “frágeis”. Em 1771 aproveitaram isto para servir de alicerce aos prédios da baixa pombalina e abriram uns buracos para que a população se pudesse abastecer de água.
Ainda hoje não se conhece a verdadeira extensão das galerias (a parte visitável é um terço do que conhecem) devido aos colectores de esgoto que passam por lá e que fecharam alguns corredores.
Esta visita só é feita uma vez por ano, porque normalmente tem 1,30m de altura de água e os bombeiros fazem o favor de retirar de lá a água.
No site do Sapo, podem ver um vídeo e fotos.



segunda-feira, 1 de outubro de 2007

"Veneza" do Norte

Make your own at ProfilePitstop.com

Bruges, pequena cidade localizada a Ocidente, na região de Flandres, Bélgica. Local deveras bonito, e que poucos conhecem (aonde me incluo), ou nem mesmo nunca ouviram falar. Não é à toa que é apelidada de “Veneza do Norte”. Pequena maravilha, e "pedra preciosa" deste país.
Gostava muito de lá ir, e talvez assim consiga convencer os meus amiguinhos blogueiros a irem comigo, e colocar este nome, na nossa inúmera lista de locais a visitar.